Microcrédito, conheça esta forma revolucionária de crédito

Microcrédito, conheça esta forma revolucionária de crédito

De todas as soluções e produtos de crédito disponíveis no mercado, o microcrédito é definitivamente um dos produtos mais revolucionários, está pensado para ajudar pessoas com valor mas sem capacidade para obter crédito. O microcrédito ou microempréstimos é um conjunto de pequenos empréstimos e serviços financeiros, como por exemplo contas de poupança destinado aos mais pobres e desempregados, para que consigam gerar para si um rendimento e o seu próprio posto de trabalho, melhorando assim a sua qualidade de vida. Ao contrário de outras formas mais tradicionais de crédito, o microcrédito premeia o valor e potencial actual do indivíduo em detrimento dos seus possíveis erros no passado e do seu historial financeiro.

O surgimento no microcrédito

Os primeiros exemplos na história da implementação de estratégias de microcrédito datam do século XVIII, durante o século XX, o Plano Marshall implementado no final da 2ª grande guerra incluía provisões utilizadas em microcréditos para ajudar a reconstruir infra-estruturas nos países mais afectados pela guerra. Também em 1970 foram aplicadas soluções de microcrédito para assistir a população de Bangladesh depois do destrutivo ciclone que devastou o país.

Mais recentemente na Índia o microcrédito começou a ser utilizado para proporcionar à população uma forma de crédito que possibilite a criação de pequenas empresas familiares que gera emprego e rendimento às famílias muito pobres. Foi com o sucesso na implementação do microcrédito na Índia que surgiu o seu reconhecimento como forma de crédito destinada aos mais pobres.

Por volta de 1990 o termo “microcrédito” começou a ser substituído pelo termo “microfinanças”, que é utilizado para definir um conjunto de serviços financeiros prestados aos mais pobres, não sendo apenas serviços de crédito mas também poupança, seguros, e gestão de capital. Em 1992 a ACCION ajudou a fundar o BancoSol que foi o primeiro banco mundial dedicado exclusivamente a microfinanças.

Microcrédito na actualidade

Depois de muitos anos em que as soluções de microcrédito têm vindo a ser constantemente ignoradas pelas instituições tradicionais de crédito, a situação têm vindo a mudar nos últimos tempos. Em Portugal desde 1999 que a associação nacional de direito ao crédito (ANDC) tem vindo a proporcionar a pessoas com mais dificuldades em obter um crédito tradicional ajuda para concretizar projectos de criação do seu próprio emprego de forma sustentável.

A ANDC têm vindo a ajudar quem procura o apoio da associação através de alguns protocolos de cooperação com algumas entidades bancárias na obtenção de micro-financiamento. Além de ajudar na obtenção de microcrédito a ANDC têm também alguns programas de incentivo para a criação de pequenas empresas que visam essencialmente a criação de postos de trabalho e prevenir o desemprego de longa duração.

Se pretende criar o seu próprio emprego ou têm uma boa ideia de negócio mas têm dificuldades em obter financiamento pelas vias tradicionais, o microcrédito poderá ser uma solução a ter em conta, procure não só obter financiamento mas também ajuda para melhorar a sua literacia financeira de forma a aumentar as possibilidades de sucesso do seu projecto empresarial, poderá encontrar também algumas dicas de crédito ou informações úteis para a sua educação financeira aqui no Simulação de Crédito.

Uma resposta to “Microcrédito, conheça esta forma revolucionária de crédito”

  1. maria novais diz:

    caso nao consiga a consolidação de credito, necessito de um pequeno “apoio” momentaneamente.