Cash Advance o porquê de ser tão caro

Cash Advance o porquê de ser tão caro

O Cash Advance é simplesmente um empréstimo a curto prazo, ou seja, você utiliza o cartão de crédito para levantar dinheiro numa caixa multibanco como se de um cartão de débito se tratasse, mas com a diferença de não precisar ter dinheiro na conta e de lhe ser cobrada uma taxa com valores elevados.

A principal desvantagem do Cash Advance é o seu elevado custo, sendo o tipo de empréstimo com maiores custos disponível no mercado. A grande maioria das pessoas não faz ideia de como funciona o cash advance, quando recebe o extracto e se depara com a taxa cobrada fica em estado de choque.

Mas vejamos então para que fins está destinado o cash advance.

Cash Advance em situações de emergência

Normalmente o cash advance é utilizado em situações de verdadeira emergência e quando não existem outras alternativas. Por exemplo, imagine que o seu filho adoece e precisa ir a um especialista, caso não tenha fundos nesse momento você não vai hesitar em usar essa forma de financiamento, por muito caro que lhe saia a sua utilização. As entidades de crédito sabem que em situações de emergência os seus clientes utilizam o cash advance e até a um certo limite estão dispostos a pagar uma taxa bastante elevada. Portanto use-o em situações esporádicas e apenas se não existirem mais alternativas.

Cash Advance para empréstimos de curto prazo

O cash advance pode ser também utilizado como um empréstimo de curto prazo, quando precisa de dinheiro apenas por duas ou três semanas os custos do empréstimo não parecem significativos. Pelo facto de estar a lidar com números pequenos aqueles 10 15 ou 20 euros de custos podem não parecer muito, mas se fizer disto uma regra em vez de excepção estará  a pagar uma fortuna, para ser mais fácil visualizar o impacto que têm esta decisão nas suas finanças, calcule as taxas que está a pagar ao ano e não apenas ao mês. O cash advance pode ser uma boa forma de obter um empréstimo a curto prazo e quando precisa do dinheiro no mesmo dia.

Usar o Cash Advance quando existem poucas alternativas

Em alguns casos o cash advance é utilizado sem que exista um conhecimento dos seus custos, mas existe quem o utilize conhecendo as suas despesas de utilização e porque não existem outras alternativas. Pode ter a necessidade de dinheiro fresco para um pequeno negócio que de outra forma perderia ou para uma necessidade de última hora. As entidades bancárias sabem que por vezes existem esse tipo de necessidades súbitas em que a única alternativa é mesmo o cash advance e por isso mesmo podem cobrar um valor que de outra forma poderia parecer excessivo.

Caso esteja a ponderar recorrer ao cash advance seja por causa de uma situação de emergência, empréstimo de curto prazo ou apenas porque não existem outras alternativas, tenha em conta o elevado custo que terá para as suas finanças. Procure sempre outro tipo de alternativas de crédito e recorra apenas ao cash advance do seu cartão de crédito apenas em último recurso.