Avaliação de imóvel residencial para obtenção de crédito habitação

Avaliação de imóvel residencial para obtenção de crédito habitação

Quando se trata de créditos à habitação o valor de imóvel residencial é bastante importante. Assim a entidade credora tem necessidade de proceder à avaliação de imóvel residencial para poder decidir quanto ao valor a atribuir no respectivo crédito à habitação. Para se conseguir estar a par de todo o processo há termos que é necessário conhecer e que, por vezes, estão envoltos em alguma confusão como o valor em que o imóvel é avaliado e o valor estimado do imóvel. É necessário perceber conceitos básicos sobre a avaliação do imóvel residencial e a forma como é estimado.

Processo inicial de avaliação de imóvel residencial

No início do processo de atribuição de crédito à habitação o comprador é questionado sobre o valor estimado do imóvel apenas a título de estabelecer um ponto de partida na avaliação de imóvel residencial, visto que não atribui qualquer valor oficial. Existem inúmeros websites que estimam o valor dos imóveis. Para obter uma avaliação deste tipo basta introduzir uma morada e o website estima o valor do imóvel no país. A maior parte das estimativas deste tipo baseiam-se em estudos de mercado e vendas imobiliárias recentes.

À medida que se avança no processo de atribuição de crédito à habitação surge o valor em que o imóvel é avaliado. Antes do banco atribuir efectivamente o crédito habitação solicita os serviços de um avaliador certificado para proceder à avaliação do imóvel residencial. O avaliador é contratado pelo banco mas pago pelo comprador como custos de finalização do processo de atribuição de crédito à habitação. O avaliador observa o imóvel e constacta as condições do mesmo tirando fotografias e notas. O imóvel é medido e são examinados os documentos recolhidos.

Valor de imóvel residencial para o crédito habitação

Com toda a informação é possível chegar a um valor de imóvel residencial. São colocados os dados numa base de dados de vendas recentes de imóveis semelhantes na área e compara-se o imóvel em questão com outros que tenham sido vendidos nos últimos seis meses. Após a análise estar concluída chega-se a um valor concreto de imóvel residencial que é o valor que o banco utlizará na cedência do crédito habitação e para o valor da hipoteca do imóvel.

Caso o imóvel necessite de obras de reparação o avaliador deverá também estabelecer um valor após melhoramentos. O avaliador cria uma lista das reparações requeridas pelo comprador para obter o valor após melhoramentos. Algumas das reparações mais usuais são pinturas, chão ou qualquer outra relacionada com segurança e higiene do imóvel.

Pode fazer-se uma avaliação de imóvel residencial e definir um valor porque o imóvel pode valer qualquer preço mas até o imóvel estar no mercado aberto por algum tempo e ser depois vendido por esse preço, esse valor não corresponde ao valor actual do imóvel. O valor actual do imóvel é o valor pelo qual o imóvel é vendido, e é por esses valores que se baseiam os créditos habitação, opte também pela simulação de crédito habitação para saber qual a entidade financeira que lhe pode oferecer um melhor negócio de empréstimo.